Title: Nova Lusitânia, história da guerra brasílica

Subtitle: À puríssima alma e saudosa memória do Sereníssimo Príncipe Dom Teodósio, Príncipe de Portugal e Príncipe do Brasil

Writer: Francisco de Brito Freire


Information about the document

Source(s)

  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
  • UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin Digital. Disponível em: http://www.brasiliana.usp.br/.

Description

DIz a Brasiliana: "A História da Guerra Brasílica é uma das melhores fontes portuguesas para os acontecimentos ocorridos durante o período holandês no Brasil do século XVII. Foi escrito durante os 6 anos em que o autor esteve no cativeiro devido a desavenças políticas. O texto é construído com base na cronologia dos eventos, nas fontes documentais e nos relatos dos acontecimentos. Ao mesmo tempo, tem características da literatura ficcional quando o autor interpreta e dá voz a seus personagens históricos. O primeiro capítulo trata das conquistas ultramarinas e das glórias de Portugal, mas o Brasil – ou Nova Lusitânia – é o tema central do livro. Nos capítulos subsequentes trata da guerra holandesa na Bahia, das lutas dos holandeses e portugueses, da instalação dos holandeses em Pernambuco e da retirada dos moradores que se recusavam a permanecer sob seu domínio."

ABNT reference of the work

FREIRE, Francisco de Brito. Nova Lusitânia, história da guerra brasílica: À puríssima alma e saudosa memória do Sereníssimo Príncipe Dom Teodósio, Príncipe de Portugal e Príncipe do Brasil. Lisboa, Portugal: Oficina de João Galrão, 1675.

Beginning yearEnding yearDescription
16301654Brasil Colônia: período da segunda invasão holandesa em Pernambuco
16401640Portugal readquire sua autonomia com a Casa de Bragança
16821682Economia: Estabelecimento da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão
16371644Brasil Colônia: permanência no Brasil do Príncipe Maurício de Nassau
16491649Economia: estabelecimento da Companhia Geral do Comércio do Brasil
16401640Fundação da Dinastia de Bragança
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"