Title: Oliver Twist

Translator: Machado de Assis


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Olivertwist_front.jpg

Information about the document

Source(s)

  • GALANTE DE SOUSA, José. Bibliografia de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Ministério da Educação; Instituto Nacional do Livro, 1955.

Description

Tradução incompleta, a partir de uma versão em Francês do romance de Charles Dickens.

ABNT reference of the work

OLIVER Twist. Translation from Machado de Assis. Rio de Janeiro, RJ: Jornal da Tarde [1869], 1870.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Oliver_Twist

Oliver Twist é um romance de Charles Dickens que relata as aventuras e desventuras de um rapaz órfão. É um dos romances onde o autor trata do fenômeno da delinquência provocada pelas condições precárias da sociedade inglesa da época. Foi o primeiro romance inglês protagonizado por uma criança e é considerado uma obra prima da literatura inglesa. No Brasil, a tradução oficial foi iniciada por Machado de Assis, em 1870. Este livro começou a tradução a partir da versão francesa ao invés da versão original, e decidiu resumir ou retirar passagens da obra, não completando-a por motivo desconhecido, parando no capítulo 28 (do total de 53), e lamentou não poder mais continuar a tradução. Logo a Editora Hedra, que desejava publicar a versão brasileira, deu continuidade ao trabalho com Ricardo Lísias.



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"