José de Sá Bezerra Cavalcânti


https://literaturabrasileira.ufsc.br/_images/writer.png

Information about the writer

Description

  • Memoralista, jornalista.

Source(s) of data

  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/José_de_Sá_Bezerra_Cavalcanti

José de Sá Bezerra Cavalcanti (Pesqueira, 29 de setembro de 1892 – Recife, 5 de agosto de 1976) foi um jornalista e político brasileiro. Filho de Sebastião José Bezerra Cavalcanti e Olindina de Sá Bezerra Cavalcanti, casou com Maria Angelita Furtado de Sá. Foi eleito senador por Pernambuco nas eleições gerais no Brasil em 1935. Estudou humanidades no Ginásio de Pernambuco e no Instituto Pernambuco. Sua carreira profissional como jornalista inicia em 1910, trabalhando em A Pioneira. Seguindo em outros jornais pelos anos seguintes, ele funda o Diário da Manhã, em Recife (PE), com a ajuda de Carlos de Lima Cavalcanti. Usa seu jornal para promover a campanha da Aliança Liberal (1929 - 1930) contra a candidatura de Júlio Prestes à presidência, e também apoiar a Revolução de 1930 com o intuito de depor o então presidente, Washington Luis, que resultou no empossamento de Getúlio Vargas como presidente do Brasil. O Diário da Manhã continua nos seguintes como um aliado a Getúlio Vargas em Recife, e o apoia durante a Revolução de 1932. Em 1933, se elege deputado à Assembléia Nacional Constituinte por Pernambuco, pelo Partido Social Democrático (PSD). Em 1935, é eleito senador por Pernambuco através dos deputados constituintes estaduais, tendo exercido o mandato até novembro de 1937, quando os órgãos legislativos foram supridos pela implantação do Estado Novo. Exerceu funções relacionadas ao Ministério do Trabalho, Indústria e Educação durante o Estado Novo. Se tornou membro do Conselho Nacional do trabalho, em 1940 e de 1943 a 1945 participou como representante do Ministério do Trabalho e das instituições de previdência social. Integrou de 1946 a 1959 o Conselho Superior da Previdência Social. Faleceu no dia 5 de agosto de 1976, em Recife.

Created with Highcharts 11.1.0Works by yearAnnual production of the writer11Works1978012
Created with Highcharts 11.1.0Literary genres of the authorMemórias, diários: 100.0 %


Comments


No comments. for you to comment, login!
This site uses Cookies for a better user experience. By continuing to browse to site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.