Domingos Caldas Barbosa


Photo of the author

Information about the writer

  • Full name: Domingos Caldas Barbosa
  • Pseudonym(s): Lereno Selinuntino
  • Birth: 1738 - Rio de Janeiro, RJ
  • Decease: 1800 - Lisboa, Portugal
  • Description: Poeta, repentista, músico, fundador e presidente da Academia de Belas Artes de Lisboa, depois denominada Nova Arcádia. Blake registra que havia quem atribuísse ao autor as "Cartas chilenas de Critilo a Doroteu", sendo que o mesmo as atribui em seu dicionário a Cláudio Manuel da Costa.

Source(s) of data

  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingos_Caldas_Barbosa

Domingos Caldas Barbosa (Rio de Janeiro, 1740 — Lisboa, 9 de novembro de 1800) foi um sacerdote, poeta e músico luso-brasileiro, autor e divulgador de lundus e modinhas em Portugal, um dos estilos musicais pioneiros da música popular brasileira. Foi membro da Nova Arcádia de Lisboa. É considerado o primeiro nome importante da música popular brasileira, sendo também de grande relevância na história da música popular portuguesa.Filho de um português com uma mulher angolana escravizada, estudou quando menino no Colégio dos Jesuítas, mas em 1760, já na idade militar, partiu para a Colônia do Sacramento como soldado.Foi enviado para Portugal em 1763, para estudar em Coimbra. Posteriormente, em Lisboa, celebrizou-se pelas trovas improvisadas ao som da sua viola de cordas de arame. Suas composições estão reunidas no livro Viola de Lereno, publicado em 1798, sob o pseudônimo de Lereno Selinuntino. Em Lisboa, teve uma vida de padre mundano e, ao mesmo tempo, de músico popular, animando assembleias burguesas, salões fidalgos e até serões do Paço Real. Fez sucesso a partir da década de 1770 na corte da rainha D. Maria I de Portugal. Em pouco tempo, a modinha tipicamente brasileira passaria por transformações e ganharia ares de música erudita nas cortes portuguesas.Em sua poesia tratou das peculiaridades afetivas do povo brasileiro, distinguindo-as das dos portugueses. Aproximou-se assim de temas românticos, ainda que de maneira não tão profunda e por este motivo sofreu muitas críticas de eruditos portugueses contemporâneos, como Felinto Elísio, Nicolau Tolentino, Bocage e António Ribeiro dos Santos, que chegou a dizer que não conhecia "poeta mais prejudicial à educação[...] do que este trovador de Vênus e Cupido: a tafularia do amor, a meiguice do Brasil e em geral a moleza americana, que faz o caráter das suas trovas, respiram os ares voluptuosos de Pafus e Cítara, e encantam com venenosos filtros a fantasia dos moços e o coração das damas".Faleceu no dia 9 de novembro de 1800, em Lisboa, no Palácio Pombeiro, do seu amigo D. José Luís de Vasconcelos e Sousa, Conde de Pombeiro, situado nas imediações do Palácio da Bemposta.É o patrono da cadeira nº 3 da Academia Brasileira de Música.

TitleGenreYear
TitleWriter(s)TypeGênero Year
Beginning yearEnding yearDescription
17891799Revolução Francesa
17831783Brasil Colônia: Luis da Cunha Meneses toma posse da Capitania de Minas Gerais
17881788Brasil Colônia: Luís da Cunha Meneses deixa o Governo de Minas Gerais
17921792Inconfidência Mineira: enforcamento de Tiradentes, em 21 de abril
17821782Brasil Colônia: Tomás Antônio Gonzaga chega a Vila Rica
17851785Brasil Colônia: a Coroa Portuguesa aumenta os impostos sobre o ouro nas Minas Gerais
17941794A Convenção Francesa aprova a abolição da escravidão em suas colônias
17891789Política: Ocorrem as primeiras eleições presidenciais nos Estados Unidos
17631763Brasil Colônia: com o desenvolvimento econômico do Brasil, Portugal eleva a colônia a Vice-Reinado
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"