Estêvão Rodrigues de Castro


Photo of the author

Information about the writer

  • Full name: Estêvão Rodrigues de Castro
  • Birth: 1559 - Lisboa, Portugal
  • Decease: 1638 - Pisa, Itália
  • Description:

     Segundo o DGLAB: "Notável médico, cientista e poeta português, de ascendência judaica, filho de Francisco de Castro e de Isabel Alvarez. Em Coimbra licenciou-se em Artes e em Medicina tendo praticado, como médico, em Lisboa. Tendo-se convertido, ao que se pensa, convictamente, ao catolicismo, sofreu, por via disso, tais pressões e enxovalhos da parte dos seguidores da religião hebraica que resolveu exilar-se em Espanha, França e, por fim, Itália. Neste último país entre Pisa e Florença, tal fama adquiriu que foi nomeado protofísico do grão duque Cosme II de Médicis, tendo leccionado na famosa Universidade de Pisa. D. Francisco Manuel de Melo, com mais maldade que justiça, por duas vezes, na Visita das Fontes e no Hospital das Letras, agrediria o eminente cientista, atribuindo-lhe «melhor musa que fé». A sua obra poética, de denso conceptismo de inspiração religiosa, encontra-se representada nos nossos cancioneiros barrocos."

    in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. I, Lisboa, 1989 

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estêvão_Rodrigues_de_Castro

Estêvão Rodrigues de Castro ou, na forma latinizada, Stephanus Rodericus Castrensis (Lisboa, 1559 - Florença, 1638), foi um médico, filosofo e poeta português, cristão-novo, que viveu e atuou em Florença e em Pisa. Teve sua formação acadêmica inicial no Colégio das Artes da Companhia de Jesus de Coimbra. Estudou medicina na Universidade da mesma cidade, sendo aluno de grandes médicos da época, como Tomás Rodrigues da Veiga. Sua atuação enquanto poeta foi ressaltada por conta dos estudos de Teófilo Braga sobre a poesia em Portugal, onde Castro aparecia como representante da "Escola de Camões". Contudo, sua maior importância reside em sua produção médica e filosófica. Desde que chegou em Florença em 1609, se aproximou dos intelectuais galileanos, foi feito médico particular (Arquiatro) dos Grãos-Duques, atuou como conselheiro do grande Magistrado Sanitário de Florença na época da peste de 1630-33 e foi professor de medicina teórica na Universidade de Pisa. Na sua obra De meteoris microcosmi (1621), e em outras obras, como aquelas sobre a peste usadas pelo Magistrado florentino na época da referida epidemia, Castro sustenta, por uma nova formulação teórica, que o principio material constitutivo das coisas (Archeus) seria uno e indivisivel. O autor é tido por alguns estudiosos como sendo o inspirador do atomismo de Galileu Galilei.

TitleGenreYear
Beginning yearEnding yearDescription
14151580Expansão marítima portuguesa
15721572Cultura: publicação de Os Lusíadas
15801580Brasil Colônia: anexação de Portugal à Coroa Espanhola
15921610Brasil Colônia: período do domínio francês no Maranhão
16301654Brasil Colônia: período da segunda invasão holandesa em Pernambuco
16241624Brasil Colônia: primeira invasão holandesa
16371644Brasil Colônia: permanência no Brasil do Príncipe Maurício de Nassau
16161616Ciência e religião: a Igreja Católica condena o livro de Copérnico que contém suas teorias astronômicas
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"