Fernão Garcia Esgaravunha


Information about the writer

  • Full name: Fernão Garcia Esgaravunha
  • Birth: XIII - Portugal
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador português pertencente a uma das principais linhagens do reino, os Sousa. Filho de um dos mais antigos trovadores, D. Garcia Mendes de Eixo, e de D. Elvira Gonçalves de Toronho, Fernão Garcia deverá ter nascido em inícios do século XIII, pouco depois do seu irmão, o conde D. Gonçalo Garcia de Sousa, igualmente trovador. É já adulto em 1224, ano em que é mencionado pela primeira vez como tenente de Gouveia, detendo ainda a tenência de Celorico da Beira em 1230. Desaparecendo dos documentos até 1247, poderá ter-se ausentado para Castela ou mesmo para fora da Península, na sequência das tensões políticas que conduzirão à deposição de D. Sancho II. Nesse ano de 47, no entanto, está em Portugal, defendendo o partido de D. Afonso, Conde de Bolonha, já que é o protagonista de um célebre episódio detalhadamente relatado pela Crónica Geral de 1344, o desafio que lança em Trancoso a um dos mais fiéis partidários de D. Sancho II, o seu privado D. Martim Gil de Soverosa, a quem acusa de ser um dos principais instigadores da crise. Após o fim da guerra civil e a subida ao trono de Afonso III, acompanha o novo monarca, assumindo, em 1250, a tenência da Maia. Casa-se, em data não determinada, com D. Urraca Abril de Lumiares (viúva, em 1248, de D. João Martins de Riba de Vizela, primeiro casamento esse atestado numa cantiga satírica de João Soares Somesso). Segundo Resende de Oliveira, poderia ter morrido por volta de 1251, ano a partir do qual desaparece da documentação régia, opinião que parece contrariada pelo facto de D. Urraca Abril ter sido amante de Afonso III entre 1248 e 1256 (ano da última doação que lhe faz o monarca, segundo dados de Leontina Ventura). Assim sendo, é plausível que o seu casamento com D. Fernão Garcia se tenha realizado apenas nesta data e que Vicenç Beltran, partindo do facto de que os seus bens só parecem ter sido divididos em 1284, tenha razão quando crê que talvez tivesse vivido pelo menos até 1275.

    Acrescente-se que o apelido Esgaravunha com que ficou conhecido D. Fernão Garcia de Sousa poderá ter ficado a dever-se, segundo D. Carolina Michaëlis, ao facto de ter eventualmente usado unhas grandes."

Source(s) of data

Source: https://it.wikipedia.org/wiki/Fernan_Garcia_Esgaravunha

Fernan Garcia Esgaravunha (... – ...; fl. XIII secolo) è stato un trovatore portoghese, attivo nella seconda metà del XIII secolo. Membro della potente famiglia dei Sousa, era figlio di Garcia Mendiz de Eixo e marito della figlia di Abril Perez. Fu autore di venti testi: diciotto cantigas de amor, una cantiga de escarnio e una satira letteraria.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"