Nuno Rodrigues de Candarei


Information about the writer

  • Full name: Nuno Rodrigues de Candarei
  • Birth: XIII - Galiza, Espanha
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador possivelmente galego, cuja biografia é ainda algo obscura. Poderá ser o filho do galego Rodrigo Pais de Candrei, documentado, entre 1214 e 1230, como vassalo do magnate D. Rodrigo Gomes de Trastâmara, e que sabemos tê-lo acompanhado no serviço a D. Fernando III (os documentos indicam que o fez com um seu filho). Se esse filho for Nuno Rodrigues (hipótese que o patronímico do seu nome torna plausível), o trovador terá, pois, frequentado a corte castelhana. Nesta hipótese, poderá ainda ser familiar do D. Mendo de Candarei a quem Afonso X dirige duas cantigas satíricas (e que será talvez o trovador Mem Pais, como sugerimos na respetiva nota biográfica).

    Acrescente-se, no entanto, que o eventual apelido de família, na forma Gondarei, está igualmente presente em Portugal. Como nos informa Resende de Oliveira (seguindo a pista de D. Carolina Michaëlis, que parece inclinada a atribuir nacionalidade portuguesa a Nuno Rodrigues), em 1258, um Mem Rodrigues de Gondarei (eventualmente irmão de Nuno Rodrigues) possuía bens próximo de Penafiel. Na verdade, os frequentes casamentos de membros da família galega com linhagens portuguesas não afastam a hipótese de alguns deles se terem fixado em Portugal. Foi o caso de Mor Rodrigues de Candarei, também possivelmente irmã do trovador, casada com Gomes Viegas de Basto.

    Apesar de todas as incertezas, os dados aduzidos apontam, pois, para a nacionalidade galega de Nuno Rodrigues, cujo o período de atividade deverá ter decorrido em meados do século XIII."

Source(s) of data



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"