Vasco Gil


Information about the writer

  • Full name: Vasco Gil
  • Birth: XIII - Portugal
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador português, ativo por meados do século XIII. Embora os cancioneiros não indiquem o seu apelido, D. Carolina Michaëlis identificou-o como Vasco Gil de Soverosa, identificação que tem sido aceite pela generalidade dos especialistas. Pertencendo a uma linhagem que ocupou cargos importantes nas cortes portuguesas no século XII e primeira metade do século XIII, D. Vasco Gil era meio irmão de D. Martim Gil de Soverosa, o poderoso valido de D. Sancho II, a quem Fernão Garcia Esgaravunha, nos finais da guerra civil (1248), acusa de ser o principal responsável pela crise, no que ficou conhecido como o repto de Trancoso. Fiel partidário do rei deposto, como seu irmão, Vasco Gil, atestado na corte portuguesa desde 1238, chegou mesmo a ser capturado pelas tropas do conde de Bolonha em Leiria, em 1246, durante os confrontos armados que antecederam essa deposição. Libertado pouco depois, exila-se em Castela, onde participa na conquista de Sevilha, sendo beneficiado no seu Repartimento (1253). De resto, a tenção que mantém com Afonso X deve datar desses anos. Regressado a Portugal em data incerta (talvez por volta de 1255, como o seu irmão Martim, mas, em todo o caso, antes de 1258, já que as inquirições do mesmo ano o referem), parece ter vivido afastado da corte, desconhecendo-se a data da sua morte.

    O Nobiliário do conde D. Pedro informa-nos ainda (25H3) que D. Vasco foi d'epistola na sua juventude (ou seja, terá tomado ordens menores com vista a uma carreira eclesiástica), tendo posteriormente casado com Froile Fernandes de Riba de Vizela, casamento de que resultaram cinco filhos."

Source(s) of data



Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"