João Airas de Santiago


Information about the writer

  • Full name: João Airas de Santiago
  • Birth: XIII - Galiza, Espanha
  • Decease: XIV
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "As rubricas atributivas que acompanham algumas das composições de João Airas, acrescentam ao seu nome a indicação "burguês de Santiago". Se conhecemos, pois, a sua naturalidade e o seu estatuto social, desconhecemos quase tudo sobre a biografia deste trovador, um dos mais importantes, não só termos quantitativos mas também qualitativos, de toda a poesia galego-portuguesa. O único documento que talvez lhe diga respeito, segundo dados avançados por Resende de Oliveira1, é o de um litígio entre um João Airas e sua mulher Maria Anes do Souto com o deão de Santiago de Compostela, a propósito de uma propriedade. Datado de 1302, o documento parece corresponder ao arco cronológico que se depreende de algumas composições do trovador, que são ainda a principal fonte para o conhecimento do seu percurso. Por elas se depreende também que teria viajado para Leão e Castela, tendo muito provavelmente frequentado a corte de Afonso X, bem como a corte do seu sucessor, Sancho IV. De uma outra composição se depreende ainda que teria estado igualmente em Portugal (mais provavelmente na corte de D. Dinis). Os elementos disponíveis apontam, pois, para que tenha produzido a sua obra nas décadas finais do século XIII e talvez ainda nos inícios do seguinte. Acrescente-se, no entanto, que, se o homónimo João Aires, barbeiro, a quem se refere numa cantiga, é o barbeiro do célebre arcebispo de Santiago João Airas (outro homónimo) que testemunha um documento, datado de 1260, recentemente dado a conhecer por Souto Cabo2, é possível que o trovador já se encontrasse ativo por esses anos.

    Como nota pessoal curiosa, poderemos acrescentar que, tal como se depreende de uma das suas cantigas, é provável que João Airas fosse bastante míope."

Source(s) of data

Source: https://it.wikipedia.org/wiki/Johan_Airas

Johan Airas de Santiago (... – ...; fl. XII-XIII secolo) è stato un trovatore e poeta galiziano medievale. Proveniente da una famiglia borghese di Santiago di Compostela, fu attivo tra il 1230 e il 1265 nelle corti di Ferdinando III e Alfonso X. È autore di ottantuno componimenti poetici: quarantacinque cantigas de amigo, ventuno cantigas de amor, dieci cantigas de escárnio e maldizer, due tenções, due sirventes morali e una pastorela.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"