Fernão Rodrigues de Calheiros


Information about the writer

  • Full name: Fernão Rodrigues de Calheiros
  • Birth: XII - Portugal
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Trovador português, muito provavelmente ativo nas primeiras décadas do século XIII, ou seja, na fase inicial da poesia galego-portuguesa, como a colocação das suas composições nas secções iniciais dos Cancioneiros parece confirmar. Embora não dispondo de qualquer dado biográfico concreto sobre Fernão Rodrigues, supõe Resende de Oliveira que seria irmão de Paio e Pero Rodrigues de Calheiros, os dois irmãos de Ponte de Lima documentados como testemunhas na confirmação do foral de Elvas feita por Afonso III em 1252. Como pelo menos o primeiro está igualmente documentado como sendo já adulto em 1221, esta hipótese parece plausível. A ser assim, seria, pois, filho de Rodrigo Fernandes de Calheiros e de D. Sancha Mendes, senhora esta, acrescentamos, que os Livros de Linhagens (LD 13A2,14D6, LC42A6) dizem ter sido fruto dos amores extraconjugais de D. Elvira Nunes Velha com um Mem d'Alaúde (eventualmente um jogral?)

    Acrescente-se que, mais recentemente, Henrique Monteagudo, e também José António Souto Cabo fazem recuar a cronologia do trovador para as décadas finais do século XII e inícios do século XIII, identificando-o com o Fernando Rodrigues, filho de Rui/Rodrigo Fernandes de Calheiros, que, em 1195, confirma uma compra de propriedades em Burgos efetuada pelo comendador da ordem de Calatrava (e seu futuro mestre) Gonçalo Anes da Nóvoa. Sendo Gonçalo Anes irmão do trovador Osoiro Anes, este enquadramento trovadoresco poderá, eventualmente, justificar esta identificação."

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernão_Rodrigues_de_Calheiros

Fernão Rodrigues de Calheiros foi um fidalgo e trovador português viveu em finais do século XII e princípios do séc. XIII, sendo considerado um dos mais importantes compositores do movimento do trovadorismo da altura e grande impulsionador do galaico-português. Oriundo do Alto-Minho e pertencente à Casa de Calheiros, foi filho de Rodrigo Fernandes de Calheiros, Cavaleiro da Ordem de Calatrava, e Irmão de Paio e Pedro Rodrigues de Calheiros. Foi pai ou avô de Pedro (Pero) Fernandes de Calheiros, Cavaleiro e Comendador da Ordem de Santiago.A poesia trovadoresca Galaico-Portuguesa tem a sua principal difusão a partir do final século XI, seguindo a tradição poética da Occitânia trazida pelos peregrinos a Santiago (na altura o grande centro urbano do norte da Peninsula), pelas relações dinásticas e pelos cavaleiros e nobres franceses. É considerado o primeiro movimento literário em língua portuguesa, tendo tido um papel fundamental no desenvolvimento gramatical e utilização do português e galaico-português. No século XII a poesia trovadoresca já fazia parte dos círculos nobiliárquicos e nas cortes da Península, onde o núcleo dos principais trovadores pertencia à nobreza. Os temas abordam os ideias cavalheirescos mas também o amor e as virtudes da dona “a beleza da dona e a sua condição social, dedicando-lhe o seu amor e serviço e solicitando o retorno do favor….numa relação feudo-vassálica entre a senhora e o trovador, relação essa que se revela inconcretizável” dando origem aos Cantares de Amor e aos Cantares de Amigo.É neste contexto que vive Fernão Rodrigues de Calheiros, cuja obra atravessa as Cantigas de Amor, Cantigas de Amigo e Cantigas de Escárnio e Maldizer, tendo sobrevivido até aos nossos dias mais de 30 poesias.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"