Afonso Mendes de Besteiros


Information about the writer

  • Full name: Afonso Mendes de Besteiros
  • Birth: XIII - Felgueiras, Portugal
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. No sítio Cantigas medievais galego-portuguesas, aparece: "Trovador português, possivelmente natural de S. Cosme de Besteiros, próximo de Paredes, em terras do Sousa. Embora o nome Besteiros tenha outras ocorrências na toponímia portuguesa (nomeadamente em Santa Maria de Besteiros, Tondela, Viseu) a ligação à linhagem dos Riba de Vizela, que Resende de Oliveira sugere1, poderá indicar como mais provável a primeira localização. Esta ligação aos Riba de Vizela parece depreender-se do facto de Afonso Mendes testemunhar vários documentos relacionados coma família, nomeadamente as partilhas entre Martim Gil de Riba de Vizela e suas irmãs (1285 e 1286)2, ou, em 1290, uma doação do mesmo Martim Gil ao mosteiro de S. Vicente de Fora. Seria, nesta altura, já idoso, uma vez que a sua cantiga contra um dos alcaides "traidores", o mostra já plenamente ativo na altura da guerra civil portuguesa (1245-47). Essa mesma composição indica-nos, ao mesmo tempo, que, tal como D. Gil Martins, chefe da linhagem dos Riba de Vizela e um dos mais fiéis partidários de D. Sancho II, Afonso Mendes de Besteiros esteve ao lado do malogrado rei no conflito que levou à sua deposição, podendo mesmo tê-lo acompanhado no seu exílio em Toledo (1248). Tenha sido esse ou não o contexto, o que parece certo é ter frequentado a corte castelhana, como se depreende da sátira contra um cavaleiro em fuga dos campos de batalha da Andaluzia. Para além das suas cantigas e dos documentos referidos, não há, no entanto, pelo menos até ao momento, nenhuma outra indicação que nos permita clarificar um pouco melhor a sua biografia."

Source(s) of data

Source: https://it.wikipedia.org/wiki/Afonso_Mendez_de_Besteiros

Afonso Mendez de Besteiros (... – ...; fl. XIII secolo) fu un trovatore gallego-portoghese vissuto nel tredicesimo secolo. Accompagnò il re di Castiglia e León Alfonso X il Saggio nell'assedio di Siviglia e nelle spedizioni dei Mori dell'Algarve e dell'Andalusia. Compose nove cantigas de amor, due cantigas de amigo, un cantiga de escarnio e due satire.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"