Rei Dom Sancho I


Photo of the author

Information about the writer

  • Full name: Sancho I
  • Birth: 1154 - Coimbra, Portugal
  • Decease: 1211 - Santarém, Portugal
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Embora não seja certo que D. Sancho I tenha sido trovador, como discutimos em nota à única cantiga que eventualmente lhe poderia ser atribuída, indicamos as linhas principais da sua biografia.

    Filho de D. Afonso Henriques e de Mafalda de Sabóia, D. Sancho nasceu em Coimbra em 1154 e faleceu na mesma cidade em 1211. Não sendo o filho primogénito, acedeu à categoria de herdeiro do trono com a morte prematura do seu irmão D. Henrique, ocorrida pouco depois do seu nascimento. A partir de 1170, e na sequência do chamado desastre de Badajoz, ou seja, da frustrada conquista da cidade, episódio no qual D. Afonso Henriques acaba ferido, torna-se o braço direito de seu pai. Ainda em vida do mesmo, em 1178, executa uma arriscada sortida militar no Al Andaluz, chegando a pôr cerco a Sevilha. Sobe ao trono em 1185, e continua o esforço de conquista para o Sul, tomando nomeadamente Silves (1189). Com a invasão dos Almóadas no ano seguinte, no entanto, não só a cidade retorna a mãos muçulmanas, como diversas outras cidades a Norte (incluindo Santarém) sofrem perigosos ataques, situação que só se resolve pelas tréguas (de cinco anos) assinadas em 1191. Entre conflitos vários com os reinos vizinhos de Castela e Leão, D. Sancho levou a cabo um importante trabalho de organização política administrativa do reino.

    Casou, em 1174, com D. Dulce de Aragão, de quem teve onze filhos. Depois da morte de D. Dulce (1198), ligou-se a duas senhoras, D. Maria Aires de Fornelos (de quem teve dois filhos) e D. Maria Pais Ribeiro, a célebre Ribeirinha, de quem teve mais seis filhos."

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sancho_I_de_Portugal

Sancho I (Coimbra, 11 de novembro de 1154 — Santarém, 26 de março de 1211), apelidado de o Povoador, foi o segundo Rei de Portugal de 1185 até sua morte. Era filho do rei Afonso Henriques e sua esposa Mafalda de Saboia. Promoveu e apadrinhou o povoamento dos territórios do país, destacando-se a fundação da cidade da Guarda, em 1199, e a atribuição de cartas de foral na Beira e em Trás-os-Montes: Gouveia (1186), Covilhã (1186), Viseu (1187), Bragança (1187), São Vicente da Beira (1195) e Belmonte (1199), povoando assim áreas remotas do reino, em particular com imigrantes da Flandres e da Borgonha.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"