João Xavier de Matos


Information about the writer

  • Full name: João Xavier de Matos
  • Pseudonym(s): Albano Eritreu
  • Birth: 1730 - Lisboa, Portugal
  • Decease: 1789 - Vila de Frades, Portugal
  • Description:

    A Infopedia informa: "Poeta português, de origem plebeia, nascido entre 1730 e 1735, numa povoação ribeirinha do Tejo, e falecido em 1789, em Vila de Frades, estudou Direito em Coimbra, mas não chegou a terminar o curso. Uma estadia no Porto, entre 1762 e 1770, permitiu-lhe o ingresso na Arcádia Portuense, onde tomou o nome pastoril de Albano Eritreu. Nesta cidade, apaixonou-se por uma freira e conheceu Paulino Cabral, abade de Jazente.Este autor tornou-se popular com a écloga Albano e Damiana, que foi cantada pelos cegos de Lisboa. Era poeta a soldo, vivendo inúmeros trabalhos, erros, doenças, "exílios" e pobreza, chegando mesmo a ser preso, em 1763, por agressão a um padre causada pelos seus amores conventuais. Conseguiu, no entanto, a proteção do marquês de Nisa, a quem agradeceu no segundo tomo das suas Rimas. Após a publicação dos três tomos desta última obra, em 1783, Xavier de Matos encontrou novo mecenas em D. Manuel do Cenáculo, que conhecera por influência do marquês de Nisa.Sob o ponto de vista ideológico, Albano Eritreu é um espírito do século das Luzes, apesar da sua dependência áulica, por alguns dos mais belos sonetos do Neoclassicismo que escreveu, que jubilam de repousante alacridade, de harmonia e de rigor estrutural. Foi conhecido pela sua crítica à nobreza de sangue e pela sua denúncia como desrespeitador da religião.Todavia, manifesta-se ainda neste poeta um certo gosto quinhentista espelhado na sua admiração por Camões. Dele sofreu influências notórias que se refletiram no seu estilo que respeitava os moldes clássicos convencionais, na forma como encarecia a mulher e na expressão do amor infeliz e das injúrias do destino. Aprendeu ainda do grande mestre clássico a revelação da vida interior, pelo que escreveu poesia autobiográfica e confidencial. A sua obra denota ainda um certo sabor romântico, de profunda melancolia ou desespero com um enorme poder de comoção, em certos remates de soneto, como os que transcrevemos seguidamente - "Se eu me vira num bosque, onde não desse", "Pôs-se o Sol; como já na sombra feia", "Que triste, que profunda soledade" (todos do t. I de Rimas). Ressaltando alguns topos sentimentais e tenebrosos, em bucolismos que ainda hoje admiram pela sua doçura rítmica, João Xavier de Matos sentiu, sem dúvida, o Romantismo que despontava já na sua época."

Source(s) of data

  • SILVA, Innocencio Francisco da. Diccionário Bibliographico Portuguez. Lisboa: Imprensa Nacional, 1859.
  • GRUPO PORTO EDITORA. Infopédia: dicionários Porto Editora. Disponibiliza 22 dicionários on-line de referência em português, inglês, espanhol, francês, italiano e neerlandês, conmplementados com informações enciclopédicas e esclarecimentos sobre dúvidas linguísticas. Disponível em: http://www.infopedia.pt/.
  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/João_Xavier_de_Matos

João Xavier de Matos (Lisboa[?], c. 1730/5 — Vila de Frades, 3 de novembro de 1789) foi um poeta português."De origem plebeia. Preso em 1763 por agredir um padre. Fez parte da Arcádia Portuense, assinando com o pseudónimo Albano Eritreu. Retoma Camões, quer na poesia bucólica, quer nos sonetos." Apresenta-se o seguinte soneto, de sua autoria, como exemplo: Pôs-se o Sol; como já na sombra feia,Do dia a pouco e pouco a luz desmaia!E a parda mão da noite, antes que caia,De grossas nuvens todo o ar semeia.Apenas já diviso a minha aldeia;Já do cipreste não distingo a faia.Tudo em silêncio está. Só lá na praiaSe ouvem quebrar as ondas pela areia.Com a mão na face a vista no céu levantoE, cheio de mortal melancolia,Nos tristes olhos mal sustenho o pranto;E se ainda algum alívio ter podia,Era ver esta noite durar tanto,Que nunca mais amanhecesse o dia.

TitleGenreYear
Beginning yearEnding yearDescription
17891799Revolução Francesa
17831783Brasil Colônia: Luis da Cunha Meneses toma posse da Capitania de Minas Gerais
17881788Brasil Colônia: Luís da Cunha Meneses deixa o Governo de Minas Gerais
17821782Brasil Colônia: Tomás Antônio Gonzaga chega a Vila Rica
17851785Brasil Colônia: a Coroa Portuguesa aumenta os impostos sobre o ouro nas Minas Gerais
17891789Política: Ocorrem as primeiras eleições presidenciais nos Estados Unidos
17631763Brasil Colônia: com o desenvolvimento econômico do Brasil, Portugal eleva a colônia a Vice-Reinado
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"