Heitor Pinto


Information about the writer

  • Full name: Heitor Pinto
  • Birth: 1528 - Covilhã, Portugal
  • Decease: 1584
  • Description: Religioso, teólogo. Segundo a Infopédia, "Frade português, terá nascido na Covilhã, em 1528, e falecido em 1584. Monge de São Jerónimo, estudou Humanidades e Direito Civil em Coimbra e em Salamanca, e era responsável pela cadeira de Escritura na Universidade de Coimbra. Desde cedo revelou extraordinários dotes intelectuais, pelo que os frades da sua congregação o enviaram para Coimbra, onde estudou Grego, Hebraico, Filosofia e Teologia. Foi, depois, encarregado de elaborar comentários às profecias de Isaías, obra que foi aprovada com louvor pelos Jesuítas e pelo procurador-geral dos Dominicanos. Quanto à sua obra literária, importa considerar que, para além da Imagem da Vida Cristã, o autor publicou também uma série de comentários sobre o texto bíblico, editados em diversas cidades da Europa. Contudo, a Imagem da Vida Cristã Ordenada por Diálogos é, sem dúvida, a sua obra fundamental, tendo sido editada mais de 20 vezes durante o século XVI. Obra cheia de espontaneidade é caracterizada simultaneamente por uma grande suavidade e vigor e, pese embora o seu estilo erudito e a profusão de imagens, apresenta-se leve e atrativa. O prolongado contacto com a cultura espanhola, as repetidas viagens a França e a Itália e o permanente amor pelos livros vão permitir-lhe uma abertura de horizontes e uma parceria ideológica com as correntes "escolásticas esclarecidas". Formalmente, a obra não recorre a argumentos por silogismos nem por acumulações de razões ou raciocínios e a sua postura literária era corrente no Renascimento, tal como o provam Os Colóquios , de Erasmo, Os Contos , de Bocaccio, Os Diálogos , de Francisco Holanda e alguma obra de João de Barros, entre outras.

Source(s) of data

  • GRUPO PORTO EDITORA. Infopédia: dicionários Porto Editora. Disponibiliza 22 dicionários on-line de referência em português, inglês, espanhol, francês, italiano e neerlandês, conmplementados com informações enciclopédicas e esclarecimentos sobre dúvidas linguísticas. Disponível em: http://www.infopedia.pt/.
TitleGenreYear
Beginning yearEnding yearDescription
14151580Expansão marítima portuguesa
15341534Brasil Colônia: D. João III divide o território brasileiro em Capitanias Hereditárias
15431543Ciência: publicado o Tratado de Astronomia de Copérnico
15451545Religião: abertura do Concílio de Trento, para fazer frente à Reforma Protestante
15491549Brasil Colônia: Tomé de Sousa é nomeado governador-geral do Brasil
15721572Cultura: publicação de Os Lusíadas
15801580Brasil Colônia: anexação de Portugal à Coroa Espanhola
15361536Religião: instalado o tribunal do Santo Ofício em Portugal
15421542Brasil Colônia: uma expedição de 50 homens de Francisco de Orellana descobre o rio Amazonas
15541554Brasil Colônia: fundação da Cidade de São Paulo em 25 de janeiro
15341534Brasil Colônia: Duarte Coelho de Albuquerque torna-se o 1º donatário a receber uma capitania no Brasil
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"