Donas Boto


Information about the writer

  • Full name: Luís Maria de Carvalho Saavedra Donas Boto
  • Birth: XIX - São João da Pesqueira, Portugal
  • Decease: 1890 - Estremoz, Portugal
  • Description:

    Poeta. Segundo o DGLAB: " Camilo C. Branco, que o conheceu em Coimbra, em 1846, «quintanista e quase velho», dedica-lhe um capítulo do Cancioneiro Alegre de Poetas Portugueses e Brasileiros, vol. II – pelo qual sabemos que em 1828 foi liberal e emigrou e que, regressado de França doutorado «em não sei quê», concluiu o bacharelato de Medicina em Coimbra, findo o qual se retirou para a sua quinta em Ervedosa do Douro. Ainda através de Camilo sabemos que publicou no Porto, em 1862, um longo Poema Socialista e Outras Peças de Poesia, que provocaria na cidade «uma confederação de ódios gerais». Este mau acolhimento dispensado à obra deve-se, segundo Camilo, a um equívoco gerado pela palavra Socialista, que, na época, e no Porto, era conotada do modo mais negativo. A obra de Donas Boto «[...] não atacava a rainha, nem a Rua das Flores, nem os Cabrais. Contava a vida do seu coração e chamava-se Lísias na epopeia». As qualidades que distinguem o poema – a ironia que roça as raias do sarcasmo e a faceta satânica – colocam-no, ainda na opinião do Camilo, entre os precursores de Baudelaire e, por outro lado, como um dos primeiros apóstolos da escola realista. Formalmente, é ainda de assinalar a grande riqueza vocabular e a «rectidão de juízo, geométrica e implacável», com que classificava a sociedade, os usos e os costumes, as estruturas vigentes e as hierarquias."

    in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. III, Lisboa, 1994 

Source(s) of data

  • MAYAUD, Jean-Luc (org.) 1848 : Actes du Colloque International du Cent Cinquantenaire, tenu à l’Assemblée Nationale à Paris, les 23-25 février 1998. Paris: Créaphis, 2002.
  • Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Disponível em: http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/Paginas/Home.aspx.


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"