Mendinho


Information about the writer

  • Full name: Mendinho; Meendinho
  • Birth: XIII - Galiza, Espanha
  • Decease: XIII
  • Description:

    Poeta. O sítio Cantigas medievais galego-portuguesas traz: "Nada sabemos sobre esta autor, que terá sido um jogral galego, a julgar pela sua única composição conservada, onde canta a ermida de S. Simón, muito possivelmente na pequena ilha homónima da ria da Vigo. Sendo muito difícil localizar uma figura de que apenas temos um nome, os investigadores da Lírica Profana avançam, no entanto, algumas hipóteses e sugestões (desde os homónimos portugueses referidos por Resende de Oliveira, até a topónimos galegos, como Mendo, lugar da paróquia de Teis (Vigo), ou a medieval rua dos Meendinhos, em Pontevedra)."

Source(s) of data

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Meendinho

Meendinho foi um jogral galego medieval, de quem nos chegou apenas uma única, mas extraordinária, cantiga de amigo, escrita em galego-português, cujo cenário é a ermida de São Simão, na Ria de Vigo. Apesar da qualidade desta cantiga, uma das mais notáveis de toda a poesia lírica galego-portuguesa, sua identidade e a sua biografia são ainda quase totalmente desconhecidas.

TitleGenreYear


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"