John Churchill


Photo of the author

Information about the writer

Source(s) of data

  • INTERNET ARCHIVE. Biblioteca Digital, sem fins lucrativos, de livros, filmes, música, softwares etc.

  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Churchill,_1.º_Duque_de_Marlborough

John Churchill, 1.º Duque de Marlborough, Príncipe de Mindelheim, Conde de Nellenburg KG, PC (Musbury, 26 de maio de 1650 — Windsor, 16 de junho de 1722) foi um militar e estadista inglês cuja carreira durou o reinado de cinco monarcas. Vindo de uma página humilde na corte da Casa de Stuart, ele serviu Jaime, duque de Iorque, durante os anos de 1680 e início de 1670, ganhando avanço político e militar através de sua coragem e habilidade diplomática. O papel de Churchill em derrotar a rebelião de Monmouth em 1685 ajudou a manter Jaime no trono, mas apenas três anos depois, ele abandonou o seu patrono católico para o protestante holandês Guilherme de Orange. Homenageado por seus serviços na coroação de Guilherme com o condado de Marlborough, serviu com distinção adicional nos primeiros anos da Guerra dos Nove Anos, mas as acusações persistentes de jacobitismo provocou sua queda do cargo e prisão temporária na Torre de Londres. Foi só com a adesão da rainha Ana da Grã-Bretanha em 1702 que Marlborough atingiu o auge de seus poderes e garantiu a sua fama e fortuna. Seu casamento com a temperamental Sarah Jennings - amiga íntima de Ana - garantiu a ascensão de Marlborough, pela primeira vez como Capitão-general das forças britânicas, depois de um ducado. Tornou-se líder de facto das forças aliadas durante a Guerra da Sucessão Espanhola, suas vitórias nos campos de Blenheim (1704), Ramillies (1706), Oudenarde (1708), e Malplaquet (1709), garantiu seu lugar na história como um dos grandes generais da Europa. Mas o relacionamento de sua esposa tempestuosa com a rainha, e sua posterior demissão da corte, foi fundamental para a sua própria queda. Incorrer em desfavor de Ana, e preso entre as facções tory e whig, Marlborough, que trouxe glória e sucesso ao reinado da rainha, foi retirado do cargo e foi para o exílio auto-imposto. Ele voltou para a Inglaterra e a influenciar a Casa de Hanôver, com a adesão de Jorge I ao trono britânico em 1714. A insaciável ambição de John Churchill fez dele o mais rico de todos os súditos de Ana. Seus laços familiares o levaram para o núcleo da política europeia (sua irmã Arabella se tornou a amante de Jaime II, e seu filho, o Duque de Berwick, emergiu como um dos maiores marechais de Luís XIV de França). Sua liderança nos exércitos aliados consolidou a emergente Grã-Bretanha como uma das mais importantes potências. Ele defendeu com sucesso a unidade entre os aliados, demonstrando suas habilidades diplomáticas. Ao longo de dez campanhas consecutivas durante a Guerra da Sucessão Espanhola, Marlborough manteve uma coalizão discordante através de sua pura força de personalidade e levantou permanente as forças britânicas a um nível não conhecido desde a Idade Média. Embora no final ele não pudesse obrigar a rendição total dos seus inimigos, suas vitórias permitiram a sua nação se erguer a partir de uma pequena a uma grande potência, garantindo a prosperidade crescente do país ao longo do século XVIII.

TitleGenreYear
Beginning yearEnding yearDescription
16301654Brasil Colônia: período da segunda invasão holandesa em Pernambuco
16821682Economia: Estabelecimento da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão
16941694Destruição do Quilombo dos Palmares
17201720Cultura: criação, por D. João V, da Academia Portuguesa de História
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"