William Dampier


Photo of the author

Information about the writer

  • Full name: William Dampier
  • Birth: 1651 - Inglaterra
  • Decease: 1715 - Inglaterra
  • Description: Borba de Moraes define Dampier como "um dos mais famosos marinheiros britânicos [...] combinação de pirata, aventureiro e explorador". Escreveu não apenas textos que relatam suas viagens, mas também compôs um famoso herbário e uma coleção de história natural, além de um muito bem recebido tratado sobre ventos. Seus livros foram traduzidos para várias línguas e suas viagens aparecem em uma série de edições.

Source(s) of data

  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Dampier

William Dampier (batizado em 5 de setembro de 1651; morreu em março de 1715) foi um explorador, pirata, corsário, navegador e naturalista inglês que se tornou o primeiro inglês a explorar partes do que é hoje a Austrália, e a primeira pessoa a circunavegar o mundo três vezes. Ele também foi descrito como o primeiro historiador natural da Austrália, bem como um dos mais importantes exploradores britânicos do período entre Francis Drake (século 16) e James Cook (século 18), ele "ligou essas duas eras" com uma mistura de ousadia pirata da primeira e investigação científica da segunda. Suas expedições estavam entre as primeiras a identificar e nomear uma série de plantas, animais, alimentos e técnicas culinárias para um público europeu; estar entre os primeiros escritores ingleses a usar palavras como abacate e churrasco. Ao descrever a preparação de abacates, ele foi o primeiro europeu a descrever a fabricação de guacamole, nomeou a planta da fruta-pão, e fez documentação frequente do sabor de inúmeros alimentos estranhos ao paladar europeu, como flamingo e peixe-boi.Depois de impressionar o Almirantado com seu livro A New Voyage Round the World, Dampier recebeu o comando de um navio da Marinha Real e fez importantes descobertas no oeste da Austrália, antes de ser levado à corte marcial por crueldade. Em uma viagem posterior, ele resgatou Alexander Selkirk, um ex-companheiro de tripulação que pode ter inspirado Robinson Crusoe de Daniel Defoe. Outros influenciados por Dampier incluem James Cook, Horatio Nelson, Charles Darwin e Alfred Russel Wallace.

TitleGenreYear
TitleWriter(s)TypeGênero Year
Beginning yearEnding yearDescription
16301654Brasil Colônia: período da segunda invasão holandesa em Pernambuco
16821682Economia: Estabelecimento da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão
16941694Destruição do Quilombo dos Palmares
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"