Caetano de Brito de Figueiredo


Information about the writer

  • Full name: Caetano de Brito de Figueiredo
  • Birth: 1671 - Lisboa, Portugal
  • Decease: 1732
  • Description: Poeta, prosador, diplomado em Leis pela Universidade de Coimbra, juiz de fora de Óbitos e de Silves, ouvidor de Faro, desembargador da Relação da Bahia, vereador da Câmara de Lisboa, cavaleiro da Ordem de Cristo, membro da Academia Brasílica dos Esquecidos (1724-1725). Nome Arcádico: Nubiloso.

Source(s) of data

  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caetano_de_Brito_e_Figueiredo

Caetano de Brito e Figueiredo (1671 — 1732) foi um jurista e poeta português, que serviu também como governador interino do Brasil Colonial. Era licenciado em direito pela Faculdade de Leis e pela Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra, serviu como juiz de fora de Óbidos e de Silves, como ouvidor de Faro. Veio ao Brasil para ser desembargador da Relação da Bahia. Neste período, com a morte do governador D. Sancho de Faro e Sousa, em 1719, exerceu também o governo civil junto ao arcebispo de São Salvador da Bahia, D. Sebastião Monteiro da Vide e João de Araújo e Azevedo.De volta à Corte, foi vereador da Câmara de Lisboa e nomeado cavaleiro da Ordem de Cristo. É um dos membros fundadores da Academia Brasílica dos Esquecidos, com o epíteto de Nubiloso.

TitleGenreYear
TitleWriter(s)Year
Beginning yearEnding yearDescription
16821682Economia: Estabelecimento da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão
16941694Destruição do Quilombo dos Palmares
17201720Cultura: criação, por D. João V, da Academia Portuguesa de História
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"