Lodovico Antonio Muratori


Photo of the author

Information about the writer

Source(s) of data

  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludovico_Antonio_Muratori

Ludovico Antonio Muratori (Vignola, 21 de outubro de 1672 — Modena, 23 de janeiro de 1750), latinizado como Ludovicus Antonius Muratori, aliás Lamindius Pritanius, foi um escritor, historiador e filósofo, sacerdote católico, que se destacou como historiador e estudioso dos clássicos greco-latinos e como intelectual e académico de referência da geração de finais do século XVIII. É considerado como o fundador da historiografia italiana. Celebrizou-se pela descoberta de um fragmento da mais antiga listagem dos livros do Novo Testamento que se conhece, hoje em sua honra denominada Cânone Muratori. Durante a maior parte da sua vida foi bibliotecário e arquivista na Biblioteca Ducal de Modena, revelando-se um trabalhador erudito e infatigável, produzindo um impressionante volume de trabalho: Rerum Italicarum scriptores (28 vol., 1723 – 1751); Antiquitates Italicae medii aevii (6 vol., 1738–1742), ambas importantes colecções de fontes para a história da Itália, e muitas outras obras de largo fôlego. Escreveu ainda uma história da Itália, intitulada Annali d'Italia, publicada em 12 volumes entre 1744 e 1749, considerada como a primeira tentativa moderna de elaborar uma história da Itália. Em resultado da publicação desta obra, Muratori é considerado como o fundador do método histórico científico moderno, assente numa rigorosa pesquisa das fontes documentais. A metodologia que desenvolveu adoptava critérios de análise e crítica científica das fontes, abandonando a historiografia baseada na confabulação e no panegírico dos poderosos que durante séculos tinha dominado a produção histórica europeia. Para além de uma estátua na cidade de Modena, em 1950 a Itália emitiu um selo postal homenageando-o na passagem dos 200 anos sobre o seu falecimento.

TitleTranslatedGenreYear
TitleTypeTranslator(s)Year
TitleWriter(s)TypeGênero Year
Beginning yearEnding yearDescription
16821682Economia: Estabelecimento da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão
16941694Destruição do Quilombo dos Palmares
17201720Cultura: criação, por D. João V, da Academia Portuguesa de História
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"