George Anson


Photo of the author

Information about the writer

Source(s) of data

  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/George_Anson,_1.º_Barão_de_Anson

George Anson (Staffordshire, 23 de abril de 1697 — Hertfordshire, 6 de junho de 1762) foi um navegador que se distinguiu por circum-navegar o globo.

Quando de sua viagem à ilha de Santa Catarina descreveu a posição da ilha e suas fortificações e anotou o progresso da região desde a estada de Frézier em 1712. Neste momento era governador da ilha o brigadeiro José da Silva Pais, que acabou por ser acusado por Anson de enviar informações a Buenos Aires sobre sua esquadra.

O escrito sobre a circum-navegação foi feito por Richard Wagner e revisado por Benjamin Robins e foi publicado em inúmeras edições em francês e outras línguas.

George Anson partiu da ilha de Santa Helena com uma esquadra de cinco navios em 18 de setembro de 1740. Estes eram o Centurion, com 60 peças de canhão e 400 homens, comandado pelo próprio Anson, o Gloucester, o Sévern, o Perle, o Wager e o Tryal, este último uma chalupa.

Durante a passagem pelo Estreito de Magalhães, próximo à Terra do Fogo, desapareceram três destes navios. O quarto foi a pique, e seus tripulantes chegaram a Valparaíso (Chile) e Buenos Aires após muitas vicissitudes. Existem muitos relatos deste naufrágio.

Os dois navios restantes, o Centurion e o Gloucester, conseguiram chegar até a ilha Juan Fernades, no oceano Pacífico. O Gloucester, no entanto, estava em tão mau estado que teve de ser abandonado.

TitleGenreYear
TitleWriter(s)TypeGênero Year
Beginning yearEnding yearDescription
17201720Cultura: criação, por D. João V, da Academia Portuguesa de História
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"