Camões


Photo of the author

Information about the writer

Source(s) of data

  • SARAIVA, António José; LOPES, Óscar. História da literatura portuguesa. 6. ed. Porto: Porto Editora; Lisboa: Empresa Literária Fluminense, [s.d.].

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Luís_de_Camões

Luís Vaz de Camões (Lisboa[?], c. 1524 — Lisboa, 10 de junho de 1579 ou 1580) foi um poeta nacional de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e um dos grandes poetas da tradição ocidental. Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida. Aparentemente nasceu em Lisboa, de uma família da pequena nobreza. Sobre a sua infância tudo é conjetura mas, ainda jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e a história antigas e modernas. Pode ter estudado na Universidade de Coimbra, mas a sua passagem pela escola não é documentada. Frequentou a corte de D. João III, iniciou a sua carreira como poeta lírico e envolveu-se, como narra a tradição, em amores com damas da nobreza e possivelmente plebeias, além de levar uma vida boémia e turbulenta. Diz-se que, por conta de um amor frustrado, autoexilou-se em África, alistado como militar, onde perdeu um olho em batalha. Voltando a Portugal, feriu um servo do Paço e foi preso. Perdoado, partiu para o Oriente. Passando lá vários anos, enfrentou uma série de adversidades, foi preso várias vezes, combateu ao lado das forças portuguesas e escreveu a sua obra mais conhecida, a epopeia nacionalista Os Lusíadas. De volta à pátria, publicou Os Lusíadas e recebeu uma pequena pensão do rei D. Sebastião pelos serviços prestados à Coroa, mas nos seus anos finais parece ter enfrentado dificuldades para se manter. Logo após a sua morte a sua obra lírica foi reunida na coletânea Rimas, tendo deixado também três obras de teatro cómico. Enquanto viveu queixou-se várias vezes de alegadas injustiças que sofrera, e da escassa atenção que a sua obra recebia, mas pouco depois de falecer a sua poesia começou a ser reconhecida como valiosa e de alto padrão estético por vários nomes importantes da literatura europeia, ganhando prestígio sempre crescente entre o público e os conhecedores e influenciando gerações de poetas em vários países. Camões foi um renovador da língua portuguesa e fixou-lhe um duradouro cânone; tornou-se um dos mais fortes símbolos de identidade da sua pátria e é uma referência para toda a comunidade lusófona internacional. Hoje a sua fama está solidamente estabelecida e é considerado um dos grandes vultos literários da tradição ocidental, sendo traduzido para várias línguas e tornando-se objeto de uma vasta quantidade de estudos críticos.

TitleTranslatedGenreYear
TitleTypeTranslator(s)Year
TitleWriter(s)TypeGênero Year
TitleWriter(s)Year
Beginning yearEnding yearDescription
14151580Expansão marítima portuguesa
15341534Brasil Colônia: D. João III divide o território brasileiro em Capitanias Hereditárias
15431543Ciência: publicado o Tratado de Astronomia de Copérnico
15451545Religião: abertura do Concílio de Trento, para fazer frente à Reforma Protestante
15491549Brasil Colônia: Tomé de Sousa é nomeado governador-geral do Brasil
15721572Cultura: publicação de Os Lusíadas
15801580Brasil Colônia: anexação de Portugal à Coroa Espanhola
15361536Religião: instalado o tribunal do Santo Ofício em Portugal
15421542Brasil Colônia: uma expedição de 50 homens de Francisco de Orellana descobre o rio Amazonas
15541554Brasil Colônia: fundação da Cidade de São Paulo em 25 de janeiro
15341534Brasil Colônia: Duarte Coelho de Albuquerque torna-se o 1º donatário a receber uma capitania no Brasil
15001822Período Colonial no Brasil


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"