Carlos Afonso de Assis Figueiredo


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c0/Carlos_Afonso_de_Assis_Figueiredo_%281882%29.jpg

Information about the writer

Description

  • Advogado, procurador da fazenda, deputado.

Source(s) of data

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Afonso_de_Assis_Figueiredo

Carlos Afonso de Assis Figueiredo (Ouro Preto, 1845 — Rio de Janeiro, 5 de abril de 1907) foi um político e advogado brasileiro. Filho de João Antônio Afonso e Maria Madalena de Figueiredo, era irmão do Visconde de Ouro Preto. Bacharelou-se em Direito em São Paulo, em 1867. Foi procurador da fazenda, deputado provincial e geral por Minas Gerais em diversas legislaturas, ministro da Guerra, em 1882 (ver Gabinete Paranaguá), e presidente da província do Rio de Janeiro, nomeado por carta imperial de 15 de junho de 1889, tendo exercido o cargo de 19 de junho a 15 de novembro de 1889. Fazia parte do Conselho do Imperador, e renunciou ao governo fluminense após a derrubada da monarquia, apesar de ter tentado defender o antigo regime, entregando o cargo de presidente da província a Rufino Furtado de Mendonça, então 5° vice presidente e substituto legal, o que acaba por ocorrer como mera formalidade, haja vista o governo estar, de fato, nas mãos do tenente-coronel Fonseca e Silva, comandante do Corpo Policial, atual Polícia Militar. Após deixar o governo, Carlos Afonso foi exilado, juntamente com sua família, tendo retornado ao Brasil pouco antes de sua morte e dedicado aqueles anos à cátedra de direto civil na Faculdade Livre de Ouro Preto.

Created with Highcharts 11.1.0Works by yearAnnual production of the writer22Works18830123
Created with Highcharts 11.1.0Literary genres of the authorDiscurso, sermão ou oração: 50.0 %Outros: 50.0 %


Comments


Sem comentários. Para você comentar, faça o login!
This site uses Cookies for a better user experience. By continuing to browse to site, you agree to our Terms of Use and Privacy Policy.