Antônio José da Silva


Photo of the author

Informações sobre o escritor

  • Nome completo: Antônio José da Silva Coutinho
  • Pseudônimo(s): O Judeu
  • Nascimento: 1705 - São João de Meriti, RJ
  • Morte: 1739 - Lisboa, Portugal
  • Descrição: Advogado, dramaturgo e poeta. Era diplomado em cânones. Foi várias vezes perseguido pela Inquisição, sendo que foi morto por ordens da mesma. Era apelidado de Plauto português.

Fonte(s) dos dados

  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1893. 7 v.
  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: https://www.wikipedia.org.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/António_José_da_Silva

António José da Silva Coutinho (São João de Meriti, 8 de maio de 1705 — Lisboa, 19 de outubro de 1739) foi um escritor e dramaturgo luso-brasileiro nascido no Brasil Colônia. Formado na universidade de Coimbra, escreveu o conjunto da sua obra em Portugal entre 1725 e 1739. Recebeu o epíteto de "O Judeu". É hoje considerado um dos maiores dramaturgos portugueses de todos os tempos e o precursor da modinha.O romancista português Camilo Castelo Branco (1825-1890) retratou a vida de várias gerações da família de António José da Silva até à sua morte na sua obra O Judeu. A história de António José da Silva também inspirou Bernardo Santareno, igualmente de origem judaica, a escrever a peça O Judeu (1966). A sua vida é ainda retratada no filme luso-brasileiro O Judeu (1995). A Fundação Nacional de Artes - Funarte e o Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa instituíram o Prêmio Luso-Brasileiro de estímulo a dramaturgia António José da Silva no ano de 2007. Portugal dedicou-lhe um selo a 7 de junho de 2010, na série Teatro em Portugal, que reproduz uma cena da peça "Guerras do Alecrim e da Manjerona", sob o título "António José da Silva (O Judeu)".

TítuloGêneroAno
TítuloEscritor(es)Ano
Ano do inícioAno do fimDescrição
17201720Cultura: criação, por D. João V, da Academia Portuguesa de História
15001822Período Colonial no Brasil


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste repositório. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie clicando no botão de denúncia.

Este documento não foi comentado ainda, deixe seu comentário clicando em "Adicione Comentário"