Antônio José da Silva


Photo of the author

Information about the author

  • Full name: Antônio José da Silva Coutinho
  • Pseudonym(s): O Judeu
  • Birth: 1705 - São João de Meriti, RJ
  • Decease: 1739 - Lisboa, Portugal
  • Description: Advogado, dramaturgo e poeta. Era diplomado em cânones. Foi várias vezes perseguido pela Inquisição, sendo que foi morto por ordens da mesma. Era apelidado de Plauto português.

Source(s) of data

  • COUTINHO, Afrânio; SOUSA, José Galante de. Enciclopédia de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional; Academia Brasileira de Letras, 2001. 2 v. ISBN 8526007238
  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario Bibliographico Brazileiro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1883. 7 v.
  • MORAES, Rubens Borba de. Bibliographia Brasiliana. Los Angeles: UCLA; Rio de Janeiro: Kosmos, 1983. 2 v.
  • WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. Conteúdo enciclopédico de autoria coletiva. Disponível em: http://www.wikipedia.org/.

Source: https://pt.wikipedia.org/wiki/António_José_da_Silva

Antônio José da Silva Coutinho (São João de Meriti, 8 de maio de 1705 — Lisboa, 19 de outubro de 1739) foi um escritor e dramaturgo português nascido no Brasil colônia. Formado na universidade de Coimbra, escreveu o conjunto da sua obra em Portugal entre 1725 e 1739. Recebeu o epíteto de "O Judeu". É hoje considerado um dos maiores dramaturgos portugueses de todos os tempos e o precursor da modinha.

O romancista português Camilo Castelo Branco (1825-1890) retratou a vida de várias gerações da família de Antônio José da Silva até à sua morte na sua obra O Judeu. A história de Antônio José da Silva também inspirou Bernardo Santareno, igualmente de origem judaica, a escrever a peça O Judeu (1966). A sua vida é ainda retratada no filme luso-brasileiro O Judeu (1995). A Fundação Nacional de Artes - Funarte e o Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa instituíram o Prêmio Luso-Brasileiro de estímulo a dramaturgia Antônio José da Silva no ano de 2007. Portugal dedicou-lhe um selo a 7 de junho de 2010, na série Teatro em Portugal, que reproduz uma cena da peça "Guerras do Alecrim e da Manjerona", sob o título "Antônio José da Silva (O Judeu)".

Title Genre Year
Annual production of the author
Literary genres of the author
Beginning year Ending year Description
1720 1720 Cultura: criação, por D. João V, da Academia Portuguesa de História


Comments are the sole responsibility of the authors and do not represent the views of this repository. If you find something that violates the terms of use, report it by clicking the report button.

This document has not been commented yet, leave your comment by clicking on "Add comment"